domingo, 27 de março de 2011

Promessas de Ano Novo

Pessoas amadas... Prometi não divulgar minha lista de promessas para 2011, mas decidi contar algo a vocês prá ver se juntas nos animamos ainda mais... Prometi fazer algo pelo meu planeta. E já comecei.
Meus cunhados, a Fê e o Dani, são donos de uma (ainda) micro empresa. Eles produzem produtos de limpeza amigos do meio ambiente. Este ano ainda não utilizei outros produtos em casa. Detergente, multiuso, desinfetante e amaciante só os produzidos por eles. Se alguém se interessar, me avisa, que a gente vê um jeito de vocês comprarem deles também. Além não agredirem o meio ambiente, os produtos deles são bonzinhos com o nosso bolso. Como o objetivo maior deles é o compromisso ambiental, o lucro fica reduzido e o preço fica mais em conta que os produtos industrializados convencionais.



Outra coisa que eu descobri aqui em Jundiaí foi a Eco Óleo. Fazemos pouca fritura aqui em casa, mas mesmo assim, sempre me preocupei com o destino do óleo de cozinha usado.... Durante muitos anos, o destino dele foi o vaso sanitário. Só que hoje a gente sabe quanto isso é prejudicial ao meio ambiente. Então, comecei a procurar outras formas de descartar o bendito. Sei que ele pode ser usado prá fabricar sabão, então comecei a procurar instituições que se interessassem... mas, pelo visto, fazer sabão é barato, mas dá muito trabalho, então não é interessante (oi?)....



Só eu que sou brasileira e não desisto nunca... kkk... E, no começo do ano, encontrei a Eco Óleo (http://www.ecooleo.bio.br/). Eles fazem um trabalho muito bacana aqui em Jundiaí. Aqui em casa, nós armazenamos o óleo de cozinha usado em garrafinhas de gatorade, que são mais durinhas e demoram menos prá encher. De tempos em tempos, algum dos meninos da Eco Óleo passa aqui prá pegar as garrafinhas... legal, né? Não preciso fazer mais nada... só separar em garrafinhas... eles retiram aqui e dão o devido destino ao bichinho....




Se você não mora em Jundiaí, pede ajuda pro tio google... foi assim que eu encontrei essa empresa... digitei lá no google "óleo de cozinha usado em jundiaí" e, pronto!!!!! Foi a única coisa que eu precisei fazer....




As vezes, fazer nossa parte é algo muito menor do que podemos imaginar.... As vezes, fazer nossa parte é simples como economizar nos produtos de limpeza ou como guardar o óleo em garrafinhas e esperar alguém vir em casa buscar... A única coisa que a gente precisa é boa vontade. E algumas vezes, nem precisa muita não...




E aí? O que vocês estão fazendo pelo planetinha???




Beijos açucarados e um lindo final de semana a todos ;o)

2 comentários:

Lea Patricia disse...

UAAAAAAAAAU! q transmimento d pensasao tati... depois q a maya nasceu eu fiquei biruta piradona nesse negocio d preservacao ambiental (incrivel como a maternidade tira da gente ateh o ultimo pinguinho d egoismo haha).

aqui em casa, agora eh soh produto organico desde produtos d limpeza ateh comida. as fraldas dela sao d pano, qdo possivel a gente compra as coisas na feira (farmers' market) ao inves d ir ao mercado e nao compra NADA fora d epoca. a gente estoca o q esta na epoca e congela pra comer depois.

imagina soh se cada um fizesse um pouquinho? no final seria um poucao, neh?

bjos amiga!

Ellen - Cupcakes Fun disse...

Thathy minha mãe tem restaurante e lá gasta muuuita gordura!! Mas como nós somos do bem, desde que me entendo por gente ela faz sabão!! :)
Então NUNCA jogamos o óleo pela pia, sempre armazenamos e fazemos sabão ^^
Já é uma ajuda pro nosso planetinha né?? haha

Beijinhos